quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

O Blog na Educação


BENEFICIOS TECNOLÓGICOS APLICADOS À EDUCAÇÃO; VANTAGENS E DESVANTAGENS




Seja na vida profissional ou pessoal, vivenciamos no século XXI o rápido avanço tecnológico onde a informática e as telecomunicações estão inseridas cada vez com maior freqüência nas tarefas do dia-a-dia, atingindo importância relevante – automaticamente nos servimos deste suporte tecnológico, por vezes até sem perceber...
Não podemos esquecer que, apesar da globalização ser um fator acelerador na necessidade de comunicação e, vermos assim acentuada a necessidade de comunicação universal, pode estar embutido um certo risco quando o assunto é o aprendizado. Não se pode focar somente em tecnologia em detrimento à qualidade do ensino.
Qual é o histórico do ensino á distancia?
Diferentemente do que se pensa, a educação á distancia não tem o seu começo na história marcado pelo surgimento das novas tecnologias. Alguns autores apontam que a experiência mais antiga de educação á distancia da qual tem conhecimento são os manuscritos, como as cartas de Platão e as Epístolas de São Paulo.
A invenção de Guttenberg, a máquina de impressão, proporcionou o primeiro avanço tecnológico para a evolução da educação á distancia. com esse advento, a palavra escrita poderia ser reproduzida em larga escala. A partir do final do século XVIII, com o grande desenvolvimento do serviço postal na Europa, surgiram as primeiras experiências de educação por correspondência. No decorrer do século XIX até meados do século XX, esta era a única forma de educação á distancia da qual se tinha conhecimento.
A partir de então, a educação á distancia passou a ser influenciada pelos novos meios de comunicação de massa: o rádio, e depois, a televisão. Através desta tecnologia, com a disponibilização de som e imagem, a sala de aula poderia ser reproduzida e enviada para a residência e/ou escritório do aluno.
com o surgimento da tecnologia da comunicação mais sofisticada, as redes de computadores, as correspondências eletrônicas e a Internet passam a ser as principais alternativas de comunicação entre alunos e professores, bem como entre grupos de alunos.
Como o e-learning deve ser apresentado e suas vantagens...
Enquanto consumidor, é preciso que se faça uma análise geral da proposta apresentada.o programa de aprendizado deve incluir recursos institucionais que no sejam simplesmente uma reprodução do que ocorre no espaço físico, na sala de aula. Não basta haver só a transferência de cnal de comunicação. É claro que o conteúdo comunicativo de aprendizado é o mesmo, mas deve proporcionar, além das tradicionais lições e textos para leitura, atividades interativas, tais como simulações e testes baseados em fatos reais.
Uma grande vantagem é a possibilidade da constante revisão e atualização do conteúdo programático, imenso se comparado aos dados contidos nos livros, que não aceitam atualizações e ficam ultrapassados rapidamente. A multimídia, utilizada na composição do programa, é mais um recurso motivador no e-learning.
com o e-learning é possível acomodar a agenda e a disponibilidade do aprendizado é de 24 horas por 7 dias por semana. Basta ter disciplina (Está aqui o grande desafio, aprender a ter disciplina, característica comportamental de extrema importância para o sucesso do ensino á distancia).
E como fica a sala de aula face ao e-learning? E as desvantagens?
Embora o e-learning tenha muito a contribuir, ele não significa em absoluto o final do aprendizado em sala de aula. Resultado de pesquisas sobre o ensino e aprendizado aponta que as pessoas aprendem melhor quando podem interagir umas com as outras, pois elas têm a oportunidade de ir além da interação com o conteúdo: a troca de informações e compartilhamento de conhecimentos, bem como a interação do professor possibilitando correções inerentes ao processo de aprendizagem, é insubstituível!

‘Rocha & Coelho’

Fonte:http://amigos.com/blog/27139/post_130292.html









Em que situações é útil o uso de blogs em Educação?

O uso das novas ferramentas tecnológicas online deve ter sempre em conta as limitações e potencialidades destas, para que de facto exista uma mais valia na sua aplicação. Portanto, o seu uso e escolha depende, em grande parte, dos objectivos a que nos propomos.

Podem ser criados e geridos por professores (individualmente ou em grupo), por alunos (individualmente, por grupos de trabalho, ou por turmas) e até simultaneamente por professores e os seus alunos. O público-alvo de um blog destes poderão ser professores, alunos, pais, comunidade educativa em geral, e pode até não ter um público-alvo específico. De qualquer forma o conteúdo fica acessível a todos os que visitem o blog.

Possíveis usos dos blogs em Educação:

•Apresentação das várias etapas de um projecto educativo de um ou mais professores;
•Preparação de encontros em Educação;
•Reflexão em torno de temas educativos;
•Apresentação de projectos/trabalhos realizados por alunos (em grupo ou individualmente);
•Criação de um jornal escolar online;
•Divulgação das actividades de um clube de escola;
•Apoio a um disciplina.

Fonte:http://blogs.prof2000.pt/blogseduc/




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